quinta-feira, 13 de maio de 2010

(Re)Significando Saberes e Fazeres







Diante dos numerosos desafios atuais e futuros, a educação deve ser um instrumento indispensável para que a sociedade caminhe em direção aos ideais da paz, liberdade, equidade e justiça social.

Para que isso se efetive é imprescindível formar pessoas que possam utilizar sua inteligência e seus conhecimentos para intervir na sociedade, participando de sua gestão com uma compreensão humana, pautada na solidariedade intelectual e moral entre os indivíduos.

Nesse sentido, faz-se necessário o permanente debate sobre a educação pública no município de Parnamirim, sintonizado com as demandas sociais atuais expressas nos fenômenos culturais, no avanço tecnológico e na problemática ambiental.

Cabe a escola, por sua vez, ser o lugar para a reflexão crítica da realidade, oferecendo aos nossos alunos e alunas uma educação ética, baseada no respeito do outro, considerado suas diferenças de cultua, etnia, religião, gênero, classe social e idade

Dessa forma, compreende-se a escola como espaço para compartilhar valores, experiências, técnicas e convicções, abordar problemas e definir saberes e fazeres para a prática pedagógica, mesmo considerando suas incertezas e transitoriedade.

Com esse novo olhar, a Secretaria de Educação e Cultura em parceria com o MEC vem contribuir para traçar novos rumos na Educação do município de Parnamirim-RN.

Nesse contexto, insere-se O Programa Mais Educação ( Portaria Interminesterial nº 17\2007, que aumenta a oferta educativa nas escolas públicas por meio de atividades optativas que foram agrupadas em macrocampos como acompanhamento pedagógico, meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e artes, cultura digital, prevenção e promoção da saúde, educomunicação, educação científica e educação econômica. Tal programa tem como objetivos:

  • Contribuir para a formação integral e a atenção integral de crianças, adolescentes e jovens.
  • Apoiar a realização em escolas e outros espaços socioculturais de ações socioeducativas no contraturno escolar, incluindo os campos da Educação, artes, cultura, esporte, lazer


MAIS EDUCAÇÃO É:


  • Ampliação de tempos e espaços educativos através de atividades
  • Contribuir para redução da evasão, da reprovação e da distorção idade\série,
  • Promover a formação da sensibilidade, da personalidade, da percepção , de crianças, jovens e adultos nas linguagens artísticas, literárias e estéticas
  • Promover a aproximação entre a escola, as famílias e as comunidades

Para saber mais acessem:

http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/passoapasso_maiseducacao.pdf


AÇÕES E PROCEDIMENTOS DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ECULTURA DE PARNAMIRIM- RN


Tomando como referência a proposta do MAIS EDUCAÇÃO, a Secretaria de Educação e Cultura de Parnamirim no sentido de viabilizar e garantir a operacionalização do programa realizou os seguintes procedimentos:


  • Constituição de uma equipe a nível de SEMEC com a participação de vários especialistas, observando sua formação com relação aos macrocampos, objetivando discutir e definir as concepçoes teóricos e metodológicos para o trabalho.

  • Reuniões da equipe pedagógica com a Coordenadora a níveil local, onde foram discutidos aspectos da organização da estrutura física, administrativa e pedagógica.

  • Elaboração de planejamentos pedagógicos da Equipe da SEMEC - Professores formadores de cada macrocampo, com o propósito de subsidiar os coordenadores e professores monitores com um embasamento teórico e uma metodologia diferenciada que visa a um aprendizado significativo e lúdico.

  • Encontro da equipe pedagógica com coordenadores do Mais Educação das escolas envolvidas no Programa para discutir a proposta de trabalho tendo como referência as ementas dos vários macrocampos.

  • Curso de formação realizado pela equipe pedagógical do SEMEC - formadores de cada macrocampo - com os professores monitores das escolas participantes com a finalidade de discutir o referencial teórico de cada área específica, apresentar uma metodologia diferenciada e elaboração de material didático que venha enriquecer a sua prática pedagógica e contribua para o processo de ensino-aprendizagem.


OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

  • É fundamental informar que a equipe de especialistas da SEMEC terá como prioridade dar uma assessoria de forma continuada, com embasamento teóricos e e prático,acompanhamento nas escolas e avaliação do processo.
  • Cada escola envolvida deverá apresentar periodicamente relatórios sobre as atividades desenvolvidas.




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